O DIÁCONO PERMANENTE NA IGREJA CATÓLICA


"Com o sacramento da ordem por instituição divina, alguns dentre os fiéis, mediante o caráter indelével com o qual são marcados, são constituídos ministros sagrados; isto é, aqueles que são consagrados e destinados a servir, cada um no seu grau, com novo e peculiar título, o povo de Deus.


" (...)"Aqueles que são admitidos na ordem do episcopado ou do presbiterato recebem a missão e a faculdade de agir na pessoa de Cristo Cabeça; os diáconos, ao invés, estão habilitados a servir o povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade".


Código de Direito Canônico, Artigos 1 e 2, Can. 1008 e 1009.


Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

CND PARTICIPA DE DISCUSSÃO DA CMOVC SOBRE VOCAÇÕES

Foto Print - Diácono José Bezerra

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND), através do Presidente, Diácono Francisco Salvador Pontes Filho e assessores da presidência, participou de uma sequência de encontros virtuais da Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVC), neste início de setembro de 2021. Além da CND, vários outros organismos da Igreja no Brasil também participaram das discussões sobre Vocação. As reuniões foram coordenadas pelo presidente da CMOVC), Dom João Francisco Salm, tendo como um dos objetivos ampliar a visão sobre as vocações na Igreja, saindo do reducionismo de vocações para padres e freiras, por exemplo.

A Comissão Nacional dos Diáconos foi provocada a dar sua contribuição respondendo à pergunta: “Como o seu organismo poderá contribuir para incrementar a cultura vocacional na Igreja, de modo a não ser um discurso ou uma prática muito amplo/a (vocações em geral) e nem muito reduzido/a (só vocações a "padre e freira")? Numa reunião da presidência e assessores, a CND elaborou sua contribuição e o Presidente, Diácono Francisco Salvador, apresentou-a durante um encontro da CMOVC, realizada nesta sexta-feira, 9 de setembro de 2021, juntamente com vários outros organismos da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário